segunda-feira, 30 de maio de 2011

GABINETE DIGITAL



Governo do RS inova ao criar Gabinete Digital

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou o Gabinete Digital. O objetivo da criação é oferecer canais permanentes de comunicação com a população, com a chance do cidadão se apropriar da democracia.
O Gabinete Digital é um site que reúne ferramentas como O Governador Responde, onde qualquer pessoa pode enviar perguntas e a mais votada do mês será respondida pelo próprio governador através de um vídeo. Outros recursos também estão na página para interação com a população, tais como Agenda Colaborativa e O Governo Escuta, entre outros.
A criação do Gabinete Digital se baseou em modelos de democracia no mundo digital, como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação.
Para o Governador do RS, Tarso Genro, esse é um exemplo de democracia, “estamos apostando na renovação e no fortalecimento da soberania popular com a participação e apropriação da tecnologia, é a democracia em rede!”, afirmou.
O endereço eletrônico do Gabinete Digital é www.gabinetedigital.rs.gov.br, acesse e confira esse novo espaço de participação popular.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

EDIÇÃO DE TEXTO DE TIAGO GUTERRES

O incentivo à leitura começa cedo

Gibis são usados em escolas como incentivadores ao hábito de ler


A realidade da leitura do brasileiro preocupa. A mais recente pesquisa na área, realizada pelo instituto Datafolha, assinalou que no Brasil cada pessoa lê em média dois livros por ano. A falta de bibliotecas, de prática ou conhecimento das técnicas de alfabetização, por parte dos professores, além da evasão escolar e dos altos preços dos livros, são alguns dos principais motivos apontados pelo educador e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, pela falta do hábito de abrir um livro.  Na visão dele, são necessárias iniciativas que incentivem a leitura desde cedo.
O valor do livro é um dos principais culpados para o baixo índice de leitura no país. Por isso, escolas públicas do estado de Minas Gerais, resolveram apostar numa solução simples e barata: o gibi. Dentre as obras ilustradas lidas pelos alunos, estão clássicos da literatura: Ziraldo, Monteiro Lobato, Carlos Jansen e Figueiredo Pimentel, além de Machado de Assis e Eça de Queiroz.
Os frutos da iniciativa já aparecem. A psicopedagoga de uma destas escolas, Lucinéia Toledo, pesquisa os resultados obtidos. Segundo ela, em oito anos passou de 1,8 livro por ano para 4,7.
"Muita gente pensa que, ao ler gibis, a criança ficará preguiçosa para ler livros. Mas isso não é verdade. Os quadrinhos são um incentivo à leitura e fazem com que a garotada se interesse em procurar outras fontes", garante Gualberto Costa, que há 30 anos atua na área de HQ e hoje é presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
A leitura de gibis na infância incentivou ícones do HQ como o paulista Laerte Coutinho, criador dos Piratas do Tietê e também de Rô Bordosa. “Não foi benéfica somente do ponto de vista de leitura. Aprendi a importância simbólica de certas figuras, de construção de roteiros, etc”, conta Laerte.



OBS: ACREDITO QUE O TEXTO DO COLEGA ESTÁ COMPLETO E PERFEITO, COM LINHA DE APOIO, CITAÇÃO E DECLARAÇÃO. DE FÁCIL COMPEENSÃO E SUCINTO, ÓTIMO PARA O JORNALISMO ON-LINE. PORÉM A PAUTA ERA SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O JORNALISTA "FUGIU" DO FOCO PRINCIPAL.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

HISTÓRIA EM QUADRINHO


Quem, na sua infância, nunca leu gibis? Pois é, essa revista colorida, ilustrada e cheia de recursos gráficos incentiva as crianças a criar o hábito de ler. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras e as escolas estão utilizando esse recurso com a garotada.
Os quadrinhos no Brasil possuem uma longa história, mas foi em 1960 que surgiram as primeiras histórias com personagens e temas brasileiros. No inicio dos anos 70 os quadrinhos infantis predominaram no país com a publicação das revistas de Maurício de Souza, produzindo principalmente histórias do Zé Carioca e de vários personagens da Disney.
Hoje, os gibis passaram a ser não só uma atividade lúdica mas também educativa e mais ainda, não só impressos como também virtuais facilitando o acesso a eles. Tanto crianças podem utilizá-los como forma e estimulo a aprendizagem, como adultos podem acessar e relembrar as histórias que possivelmente os ajudaram no desenvolvimento da leitura no passado.

domingo, 1 de maio de 2011

ENTREVISTA

Entrevista concedidade pelo superintendente da Cosulati, Jones Raguzoni, à Disciplina de Jornalismo Digital.




1. A Cosulati lançará um novo site, programado para junho na Fenadoce. Como estão os preparativos, o que o internauta encontrará de novidade?
O grande diferencial adotado pela Cosulati se encontra na inovação e na interação com o visitante. O novo site foi completamente redesenhado, para ser mais organizado e fácil de utilizar. E o conteúdo agora está atualizado e dinâmico. Mas as novidades não param por aí. Diversos outros recursos foram adicionados, para melhorar a comunicação com os usuários.

2. Haverá uma promoção de lançamento do novo portal, como ela funcionará e qual o objetivo da promoção?
Sim, estamos preparando a promoção Sua Mesa mais Danby, através deste hotsite, que funcionará como um teaser para o lançamento do novo portal, que ocorrerá durante a 19ª Fenadoce, evento este que é reconhecido no Brasil e no exterior o que proporciona uma ampla visibilidade da marca.
A promoção consiste em uma interação com o usuário, onde este ao acessar, terá a oportunidade de arrumar a sua mesa através da seleção de um cardápio para o café da manhã, para o churrasco ou para o lanche das crianças. O pré-requisito para participação é o preenchimento de um formulário, onde se ocorrerá o cadastramento de e-mails no mailing para o implantação do correio inteligente,ferramenta de relacionamento com o cliente que será utilizada pela Cosulati. O participante que acertar o cardápio,vai receber como prêmio uma cesta de produtos Danby.

3. Qual a importância desse novo site para a Cosulati e qual a importância da cooperativa estar inserida no mundo digital?
A internet apresenta-se como uma importante ferramenta de construção de marca e esta cada vez mais presente nas estratégias de marketing das empresas. Para a Cosulati,  vai muito além de marcar presença na web, é uma oportunidade de fortalecer cada vez mais a fidelização entre e o seu produto e consumidor final, pois a internet cria uma cumplicidade com o usuário, podendo ser oferecidos diversos serviços e promoções no site para que se desenvolva mecanismos para construção de uma relação duradoura com os clientes.