quinta-feira, 2 de junho de 2011

"Ética, jornalismo e Redes Sociais"


Comunicadores discutem liberdade de expressão nas redes sociais
Até onde vai a liberdade de expressão dos profissionais nas redes sociais? As empresas que demitem seus empregados por essas situações tem razão? É correto fazer restrições para jornalistas nas redes sociais? Essas e outras questões foram debatidas no workshop “Ética e Liberdade de Expressão nas Redes Socias”, que lotou o auditório do Campus II da UCPEL, na última terça-feira (07).
O objetivo do workshop foi discutir a participação dos profissionais de comunicação nas diversas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut. Entre os participantes do debate, estavam a professora do curso de Comunicação Social, Raquel Recuero; o proprietário da Rádio Tupanci, Jorge Malhão; o locutor da Rádio Atlântida Pelotas, Márcio Mello; e o advogado e professor de Direito da Católica, Marcus Cunha.
Para a professora Raquel Recuero, tem que existir educação por parte dos profissionais nas redes sociais, “o que é colocado nas redes é publicado, se torna público, tem que haver bom senso e senso democrático, tem que pensar no que escreve. Quanto às empresas, acredito que estes devem orientar seus colaboradores a usar essas ferramentas”, afirma.
Segundo o advogado Marcus Cunha, não há um código de conduta na internet, mas as redes sociais são um veículo como qualquer outro, “se queremos preservar a privacidade, temos que preservá-la e não torna-la pública, por conotação pública, temos que ter responsabilidade no que vamos postar, temos que nos educar, pensando antes de publicar e ser repercutido o assunto. Toda atenção é pouca, seremos responsabilizados pelo que testemunhamos!” complementa.
Para finalizar o debate, o diretor da Escola de Comunicação Social da UCPEL, Jairo Sanguiné, lembrou que naquela data era comemorado o Dia da Liberdade de Imprensa, e que os profissionais e estudantes ali presentes não podem confundir liberdade de imprensa com liberdade de opinião pessoal, “podemos emitir nossas opiniões nas redes sociais, mas vamos estar sujeitos às sansões penais dependendo do que for publicado”, finalizou.

Gastronomia em Pelotas



Paladar Pelotense
Pelotas é conhecida nacionalmente pela sua cultura doceira, porém destaca-se também pela sua variada gastronomia. Quando o assunto é comida, a cidade oferece um leque de opções, tanto doce quanto salgada.
A variedade de opções vem dos imigrantes de diversos países que se estabeleceram na região e mantiveram seus hábitos culinários de origem. São portugueses, alemães, italianos, árabes, dentre outras nacionalidades que influenciaram a gastronomia local.
A típica cantina “Ristorante Vesúvio”, por exemplo, traduz em sua essência a colonização italiana. Um lugar charmoso e aconchegante oferece aos seus clientes variadas pastas, regadas a queijo e acompanhadas por bons vinhos, que são uma parte importante da cozinha daquele país.
Já o Restaurante Bavária, localizado no centro da cidade, apresenta a autentica e tradicional cozinha alemã. Carne de porco, salsichas, acompanhada por batatas e diferentes mostardas encontram-se entre as especialidades oferecidas aos fregueses, sem contar o popular chopp, que não falta na mesa dos clássicos germânicos.
Pelotas preserva tradições culturais e gastronômicas. A variedade e a qualidade da culinária oferecida nos restaurantes fizeram com que a cidade se fortalecesse como um verdadeiro pólo gastronômico. Visite a cidade e conheça esse deleite cultural e gastronômico que está no paladar dos pelotenses!



Evento de Comunicação 2º Semestre

CONFIBERCOM 2011

Acontece, de 1 a 4 de agosto, o 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. O tema central do evento será “Os sistemas de comunicação em tempo de diversidade cultural”, e como subtemas “Sistemas ibero-americanos de comunicação” e “Diversidade cultural ibero-americana”.

O objetivo do congresso é inventariar e disseminar o conhecimento gerado em cada país, mapeando as tendências dos sistemas de comunicação. Fomentar a identidade nacional do pensamento comunicacional no espaço ibero-americano, criando mecanismos de cooperação intraregional, promovendo a identidade cultural e de intercâmbio internacional, projetando-a na arena mundial também é um dos objetivos do evento.

Estão convidados a participar do evento professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e pós-doutorandos das áreas que constituem o campo da comunicação social. Profissionais e empresários que trabalham nos segmentos da comunicação aplicada também estão convidados a se inscrever pelo site http://www.confibercom.org/.

Programação:

Dia 01/08
9h Painel Sistemas ibero-americanos de comunicação
14h30 Comunicações Científicas nas sessões temáticas
18h Lançamento de livros e revistas científicas
20h Programação cultural – Cineusp, Memorial da América Latina, Cinemateca, SESC, Itaú Cultural etc.

Dia 02/08
9h Diversidade cultural ibero-americana
14h30 - 17h30 Sessões Temáticas

Dia 03/08
I Fórum Ibero-americano de Política Científica e Tecnológica em Comunicação
9h  Abertura e depoimentos sobre a temática no Brasil e no Estado de São Paulo
10h Construção do Espaço Ibero-Americano de Conhecimento Científico em Comunicação – perspectivas
14h - 16h Sistemas de avaliação da atividade científica na área de Comunicação 
14h - 18h Simpósio de Cooperação Internacional no espaço ibero-americano

Dia 04/08
9h - 17h  I Fórum Ibero-americano de Pós-Graduação em Comunicação

segunda-feira, 30 de maio de 2011

GABINETE DIGITAL



Governo do RS inova ao criar Gabinete Digital

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul lançou o Gabinete Digital. O objetivo da criação é oferecer canais permanentes de comunicação com a população, com a chance do cidadão se apropriar da democracia.
O Gabinete Digital é um site que reúne ferramentas como O Governador Responde, onde qualquer pessoa pode enviar perguntas e a mais votada do mês será respondida pelo próprio governador através de um vídeo. Outros recursos também estão na página para interação com a população, tais como Agenda Colaborativa e O Governo Escuta, entre outros.
A criação do Gabinete Digital se baseou em modelos de democracia no mundo digital, como Alemanha e Estados Unidos, reunindo as melhores práticas e criando um conjunto único de mecanismos para a participação.
Para o Governador do RS, Tarso Genro, esse é um exemplo de democracia, “estamos apostando na renovação e no fortalecimento da soberania popular com a participação e apropriação da tecnologia, é a democracia em rede!”, afirmou.
O endereço eletrônico do Gabinete Digital é www.gabinetedigital.rs.gov.br, acesse e confira esse novo espaço de participação popular.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

EDIÇÃO DE TEXTO DE TIAGO GUTERRES

O incentivo à leitura começa cedo

Gibis são usados em escolas como incentivadores ao hábito de ler


A realidade da leitura do brasileiro preocupa. A mais recente pesquisa na área, realizada pelo instituto Datafolha, assinalou que no Brasil cada pessoa lê em média dois livros por ano. A falta de bibliotecas, de prática ou conhecimento das técnicas de alfabetização, por parte dos professores, além da evasão escolar e dos altos preços dos livros, são alguns dos principais motivos apontados pelo educador e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, pela falta do hábito de abrir um livro.  Na visão dele, são necessárias iniciativas que incentivem a leitura desde cedo.
O valor do livro é um dos principais culpados para o baixo índice de leitura no país. Por isso, escolas públicas do estado de Minas Gerais, resolveram apostar numa solução simples e barata: o gibi. Dentre as obras ilustradas lidas pelos alunos, estão clássicos da literatura: Ziraldo, Monteiro Lobato, Carlos Jansen e Figueiredo Pimentel, além de Machado de Assis e Eça de Queiroz.
Os frutos da iniciativa já aparecem. A psicopedagoga de uma destas escolas, Lucinéia Toledo, pesquisa os resultados obtidos. Segundo ela, em oito anos passou de 1,8 livro por ano para 4,7.
"Muita gente pensa que, ao ler gibis, a criança ficará preguiçosa para ler livros. Mas isso não é verdade. Os quadrinhos são um incentivo à leitura e fazem com que a garotada se interesse em procurar outras fontes", garante Gualberto Costa, que há 30 anos atua na área de HQ e hoje é presidente do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
A leitura de gibis na infância incentivou ícones do HQ como o paulista Laerte Coutinho, criador dos Piratas do Tietê e também de Rô Bordosa. “Não foi benéfica somente do ponto de vista de leitura. Aprendi a importância simbólica de certas figuras, de construção de roteiros, etc”, conta Laerte.



OBS: ACREDITO QUE O TEXTO DO COLEGA ESTÁ COMPLETO E PERFEITO, COM LINHA DE APOIO, CITAÇÃO E DECLARAÇÃO. DE FÁCIL COMPEENSÃO E SUCINTO, ÓTIMO PARA O JORNALISMO ON-LINE. PORÉM A PAUTA ERA SOBRE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O JORNALISTA "FUGIU" DO FOCO PRINCIPAL.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

HISTÓRIA EM QUADRINHO


Quem, na sua infância, nunca leu gibis? Pois é, essa revista colorida, ilustrada e cheia de recursos gráficos incentiva as crianças a criar o hábito de ler. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar a leitura em quem está entrando no mundo das letras e as escolas estão utilizando esse recurso com a garotada.
Os quadrinhos no Brasil possuem uma longa história, mas foi em 1960 que surgiram as primeiras histórias com personagens e temas brasileiros. No inicio dos anos 70 os quadrinhos infantis predominaram no país com a publicação das revistas de Maurício de Souza, produzindo principalmente histórias do Zé Carioca e de vários personagens da Disney.
Hoje, os gibis passaram a ser não só uma atividade lúdica mas também educativa e mais ainda, não só impressos como também virtuais facilitando o acesso a eles. Tanto crianças podem utilizá-los como forma e estimulo a aprendizagem, como adultos podem acessar e relembrar as histórias que possivelmente os ajudaram no desenvolvimento da leitura no passado.

domingo, 1 de maio de 2011

ENTREVISTA

Entrevista concedidade pelo superintendente da Cosulati, Jones Raguzoni, à Disciplina de Jornalismo Digital.




1. A Cosulati lançará um novo site, programado para junho na Fenadoce. Como estão os preparativos, o que o internauta encontrará de novidade?
O grande diferencial adotado pela Cosulati se encontra na inovação e na interação com o visitante. O novo site foi completamente redesenhado, para ser mais organizado e fácil de utilizar. E o conteúdo agora está atualizado e dinâmico. Mas as novidades não param por aí. Diversos outros recursos foram adicionados, para melhorar a comunicação com os usuários.

2. Haverá uma promoção de lançamento do novo portal, como ela funcionará e qual o objetivo da promoção?
Sim, estamos preparando a promoção Sua Mesa mais Danby, através deste hotsite, que funcionará como um teaser para o lançamento do novo portal, que ocorrerá durante a 19ª Fenadoce, evento este que é reconhecido no Brasil e no exterior o que proporciona uma ampla visibilidade da marca.
A promoção consiste em uma interação com o usuário, onde este ao acessar, terá a oportunidade de arrumar a sua mesa através da seleção de um cardápio para o café da manhã, para o churrasco ou para o lanche das crianças. O pré-requisito para participação é o preenchimento de um formulário, onde se ocorrerá o cadastramento de e-mails no mailing para o implantação do correio inteligente,ferramenta de relacionamento com o cliente que será utilizada pela Cosulati. O participante que acertar o cardápio,vai receber como prêmio uma cesta de produtos Danby.

3. Qual a importância desse novo site para a Cosulati e qual a importância da cooperativa estar inserida no mundo digital?
A internet apresenta-se como uma importante ferramenta de construção de marca e esta cada vez mais presente nas estratégias de marketing das empresas. Para a Cosulati,  vai muito além de marcar presença na web, é uma oportunidade de fortalecer cada vez mais a fidelização entre e o seu produto e consumidor final, pois a internet cria uma cumplicidade com o usuário, podendo ser oferecidos diversos serviços e promoções no site para que se desenvolva mecanismos para construção de uma relação duradoura com os clientes. 



terça-feira, 26 de abril de 2011

O TWITTER E A INSTANTANEIDADE JORNALÍSTICA

O twitter é uma rede social, que permite aos usuários enviar e receber atualizações, em textos de até 140 caracteres por SMS  e por softwares específicos de gerenciamento, e vem ajudando profissionais da área de comunicação a disseminar mensagens com mais rapidez.
A rede passou a ser uma nova ferramenta para os jornalistas. A possibilidade de divulgação de mensagens instantanêas e de cobertura de eventos “na hora” seduz cada vez mais os profissionais a usar o twitter, gerando impacto positivo no jornalismo tradicional.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

CYBERBULLING: CRIME DIGITAL


Campanhas de sensibilização e formulação de leis têm sido um das alternativas para combater a prática de crimes digitas. O Cyberbulling envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para comportamentos hostis praticados por um indivíduo ou grupo para prejudicar outras pessoas, especialmente os jovens.

O Bulling digital pode ser simples, como enviar emails para alguém que já declarou não querer ter mais contato com determinado remetente, ou pode incluir ameaças, comentários sexuais, relatos de ódio, tornando o destinatário vítima de ridicularização em fóruns ou postagens falsas, constrangendo o receptor.

A massificação da Internet, especialmente pelo uso entre as novas gerações, contribui para o aumento do Cyberbulling, pois no mundo digital o internauta não precisa aparecer ou fornecer sua real identidade. Os meios tecnológicos que seriam para melhorar e facilitar a vida dos internautas estão sendo utilizados para insultar pessoas caracterizando o Cyberbulling, o crime digital.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

UCPEL LANÇA NOVO PORTAL



A Universidade Católica de Pelotas – UCPEL lançou na tarde desta segunda-feira (4), no Espaço de Convivência do Campus I, seu novo portal na Internet. Mais atual, acessível e moderno, a universidade marca nova era na evolução digital.

O público presente pode conferir o novo layout em computadores instalados no local. Com design inovador, o novo portal segue as principais tendências da era virtual, que busca mostrar a transparência e estabilidade da instituição.

No novo portal foram agregadas ainda ferramentas de redes sociais, onde a instituição está inserida, como Twitter, You Tube e Flickr. A estratégia dessa comunicação digital mais elaborada é atingir um relacionamento melhor entre a universidade e seus públicos, interno e externo.



Tarefas:


Dupla: Viviane e Rubilar




1. Você está escrevendo notas para um caderno de cinema. Encontre três filmes: Dois que serão lançados no Brasil a partir da próxima semana e um filme que terá lançamento mundial neste segundo semestre. Escreva uma pequena nota sobre cada filme, com links para trailers e site oficial, para um caderno de cultura.


Lançamento no Brasil – Rio 3D – Chega aos cinemas de todo Brasil o filme
Rio 3D., que narra a história da arara domesticada Blu, que nunca aprendeu a voar. Ele pensa ser a última ave da espécie, mas quando descobre que há outra arara azul no Rio de Janeiro, parte junto com sua amiga Linda para a terra distante e exótica a procura de Jewel, uma fêmea da espécie de Blu. Agora Blu só precisa aprender a voar, será que ele consegue?


Lançamento no Brasil
Hop, rebelde sem causa – Hop, rebelde sem causa chega para animar a Páscoa da garotada. A comédia conta como um homem preguiçoso teve que se virar, para substituir o prestativo coelhinho, ao atropelá-lo na véspera da entrega dos famosos ovos de chocolate. Do diretor de Alvin os esquilos, a estréia é dia 21 de abril nos cinemas.


2º Semestre – Kung Fu Panda 2 – Estréia no segundo semestre de 2011
Kung Fu Panda 2. O filme conta a história do urso Po que está vivendo o seu sonho como Guerreiro Dragão, protegendo o Vale da Paz com seus amigos e mestres do Kung Fu. O longa-metragem conta com a participação de Angelina Jolie e Jackie Chan, especialista na arte marcial do irreverente panda.



2. Fazer uma matéria utilizando pelo menos duas fontes encontradas via Twitter.



3. Realizar uma entrevista com, pelo menos, três questões, utilizando apenas as ferramentas da Internet até o final da aula.

Questões:

1. Com que frequencia você vai ao cinema? Uma vez por ano, se for... kkkkkkkkkkk
 2. Você prefere assistir os filmes no cinema ou prefere esperar nas locadoras e assistir em casa? Loca-los, e ver em casa comendo pipoca
 3. Qual foi o último filme que você assistiu no cinema? Tropa de Elite
 4. Para você qual a importância do cinema no contexto nacional? Valorizar os nossos artistas, e valorizar também anossa cultura.
 5. Qual o gênero de filme que você mais gosta? Não tenho uma preferência, desde queseja bom.


 .


4. Criar um link único para a sua matéria feita na questão 2 no site http://www.migre.me e publicar no Twitter. Conseguir, pelo menos, quatro retweets da matéria

terça-feira, 5 de abril de 2011

E-COMMERCE X COMÉRCIO LOCAL





Embora o Brasil seja o 5º país com o maior número de conexões à Internet, ainda há uma camada populacional sem acesso a web. Essa informação reflete no e-commerce e no comércio local.

A facilidade, a comodidade da compra e a rapidez de entrega são vantagens para consumidores com acesso a internet. Porém a camada social sem acesso a web, continua fazendo pesquisa de preços e comprando no comércio tradicional, no comércio local.

O comércio eletrônico está crescendo em vendas, mas há espaço para todos, também para o comércio local. Pesquisas confirmam que até os internautas costumam conferir os produtos em lojas físicas antes de fechar a transação pela internet.

PORQUE COMPRAR PELA INTERNET

E-commerce, solução web empresarial



Trabalhar o dia inteiro, trabalhar além do horário e ainda ter tempo para fazer as compras de casa, não parecem ser tarefas fáceis. Porém a Internet, uma ferramenta sem fronteiras, permite que o usuário sentado diante da telinha de seu computador, tenha acesso a sites de qualquer parte do mundo sem sair de sua poltrona.

O comércio on-line apresenta duas grandes vantagens para o consumidor, a possibilidade de acesso a produtos difíceis de serem encontrados e a comodidade de comprá-los sem sair de casa, faça chuva ou faça sol.

Ainda, o sistema oferece outras vantagens importantes como, vários endereços de entrega, no ato da compra o cliente pode escolher o endereço de entrega e assim presentear amigos e entes queridos que morem em outras cidades. Outra vantagem são as ofertas, novidades e lançamentos completamente visíveis, proporcionando ao comprador indicação de produtos.

A interatividade, o acompanhamento dos pedidos, várias formas de pagamento entre outras opções, fazem do e-commerce a solução para as tarefas do consumidor e a solução web do empresário. Onde a facilidade de acesso, a comodidade da compra e rapidez de entrega aliviam o corre-corre do dia-a-dia do consumidor e diminuem os custos de espaço físico e funcioná

TEXTO DE ASSESSORIA E RELEASE


COSULATI CONFIRMA PRESENÇA NA 19ª FENADOCE




Está confirmada a presença da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati) na 19ª Feira Nacional do Doce (Fenadoce). A cooperativa prepara mais uma participação marcante no evento deste ano. O estande, coordenado pelo Departamento de Comunicação, tem a missão de receber os visitantes oferecendo degustações de produtos da marca Danby mostrando o potencial competitivo da empresa e seu compromisso perante associados e comunidade onde está inserida.


Conforme adianta a assessora de Comunicação da Cosulati, Viviane Rezlaff, também estão sendo programadas atividades especiais para o período da feira, bem como, o lançamento de novos produtos desenvolvidos pela indústria com o é o caso do leite em pó em lata e o leite condensado, que é a grande novidade preparada para o evento. “São atividades de extrema relevância, o que comprova o nosso comprometimento com a Fenadoce e a importância que a Cosulati dá para o evento”, salientou.


Ao destacar a importância da Fenadoce para a economia gaúcha e para colocar a Zona Sul na vitrine nacional, o presidente da Cosulati, Arno Kopereck, afirmou a necessidade das grandes empresas da região estarem juntas como forma de apoiarem o evento e mostrar que todos as lideranças estão unidas na busca de objetivos comuns, com o é o caso da questão macro, que é a urgente retomada do desenvolvimento regional e em questões pontuais, como os problemas enfrentados na infraestrutura logística, incentivos fiscais e demais desafios que ainda estão em fase de superação.






COSULATI CONFIRMA PRESENÇA NA 19ª FENADOCE


A Cosulati prepara mais uma participação na Feira Nacional do Doce – Fenadoce. O estande, coordenado pelo Departamento de Comunicação receberá os visitantes oferecendo degustações dos produtos da marca Danby, como queijos e especiarias.

Conforme adianta a comissão organizadora, estão sendo programadas atividades especiais para o período da Feira, bem como o lançamento de novos produtos desenvolvidos pela indústria com o é o caso do leite em pó em lata e o leite condensado, que é a grande novidade preparada para o evento.

Ao destacar a importância da Fenadoce para colocar a Zona Sul na vitrine nacional, o presidente da Cosulati, Arno Kopereck, afirmou a necessidade das grandes empresas da região estarem juntas como forma de apoiarem o evento e mostrar que todos as lideranças estão unidas na busca de objetivos comuns, como a urgente retomada do desenvolvimento regional.



Novo Portal



A novidade ficará por conta do novo portal da Cosulati, que será lançado na Multifeira. Com layout inovador e acessível, o novo portal objetiva fortalecer a imagem da cooperativa no mundo digital, com notícias, galeria de vídeos e fotos, informações gerais da empresa, além de integrar as redes sociais twitter e facebook.

Para dar inicio a interação com os consumidores internautas, a Cosulati lançou a promoção “Sua mesa mais Danby”. Lá o público participará de uma brincadeira interativa e concorrerá a kits com produtos Danby. Acesse
www.cosulati.com.br e confira.

terça-feira, 22 de março de 2011

CONHEÇA O E-COMMERCE

Novo segmento de negócios facilita a aquisição de produtos



O e-commerce ou mercado eletrônico é uma transação comercial virtual. É o ato de comprar ou vender usando a comunicação eletrônica e digital, adquirindo bens, produtos e serviços. Através de conexões eletrônicas, o cliente tem a possibilidade de comprar nas 24 horas do dia, sete dias por semana, sem sair de casa. Com a vantagem de maiores descontos nos produtos, pelo baixo custo de manutenção dos estoques nas empresas, e rapidez na entrega das encomendas.


Para os fornecedores a vantagem vem na medida em que um eficiente e atrativo portal não necessita um alto investimento financeiro, e o empresário não precisa ter uma loja física e investir em decoração, vitrines e segurança.


O e-commerce antecipa tendências de mercado e tem disponibilidade permanente, é acessar e comprar!

quinta-feira, 3 de março de 2011

Ministério da Cultura em crise

Opiniões divergentes atingiram a Diretoria de Direitos Intelectuais (DDI) do Ministério da Cultura, nessa semana, em Brasília.

A Ministra da Cultura, Ana de Holanda, ofereceu ao então diretor da área, Marcos Alves de Souza, a possibilidade de assumir outra função na DDI, mas a proposta foi recusada. No lugar de Alves, a advogada Márcia Barbosa foi nomeada para o cargo.

Colaboradores do MinC ameaçaram se demitir, em protesto as mudanças no gabinete. Porém o ex-diretor saiu sem gerar polemicas, “acredito ser legítimo que a Ministra escolha pessoas de sua confiança para cargos mais próximos”, resaltou.

O engraçado é que toda essa folia pré-carnaval foi publicada no site do Ministério da Cultura, mostrando a fragilidade e o desentendimento da organização. Como agravante, a assessoria de imprensa, nem contou a versão do MinC dos fatos, apenas plagiou o texto do Estadão, e como fonte sitou que o conteúdo completo estaria no site do referido veículo.

Não acredito ser falta de coerência, apenas o caminho mais rápido para a equipe entrar na própria folia e pular carnaval!

terça-feira, 1 de março de 2011

A influência da Internet nos conflitos do Oriente Médio


O Oriente Médio está em crise. Protestos que vem acontecendo no Bahrein, Iêmen e Líbia desafiam os governos a enfrentar a revolta popular que pode culminar com o fim do regime dos presidentes, como aconteceu no Egito, com o ditador Hosni Mubarak.


Os protestos acontecem pelo descontentamento da população, que anseia por mudanças e reformas democráticas. Na Líbia, 12ª exportadora de Petróleo no mundo, a principal reivindicação é que essa riqueza seja distribuída ao povo. Cerca de um terço dos líbios vive na pobreza.


Nesse contexto, as redes sociais vêm contribuindo para que essas reivindicações se disseminem por todo o Oriente Médio em crise, e até mesmo fora dele. Facebook e Twitter são exemplos de ferramentas para a comunicação de manifestantes, que unem seus desejos de mudança de regime nos protestos da Primavera Árabe.